All for Joomla All for Webmasters

PASTORAL MATRIMONIAL

Função: Preparação para o matrimônio, para uma vida conjugal. Atua nas dependências da Paróquia.

Objetivo: Uma boa preparação para o Sacramento do Matrimônio e para a vida que se segue. Emerge como uma grande necessidade pastoral, para o bem dos esposos, para toda a comunidade cristã e para a sociedade.

Somos um grupo de leigos comprometidos com a missão de evangelizar, através da preparação de noivos para o sacramento do matrimônio. Sentimo-nos felizes em participar da construção do Reino de Deus, auxiliando os jovens casais na decisão de assumirem a vocação familiar.

O texto abaixo expressa literalmente a nossa missão e vocação na Igreja.

“Em seu estado de vida e função (os esposos cristãos) tem um Dom especial dentro do Povo de Deus”. Esta graça própria do sacramento do Matrimônio se destina a aperfeiçoar o amor dos cônjuges, fortificar sua unidade indissolúvel. Por esta graça “eles se ajudam mutuamente a santificar-se na vida conjugal, como também na aceitação e educação dos filhos.” (Cat. Ig. Cat. Nº 1641).

Cristo é a fonte desta graça. “Como outrora Deus tomou a iniciativa do pacto de amor e fidelidade com seu povo, assim agora o Salvador e o esposo da Igreja vem ao encontro dos cônjuges cristãos pelo sacramento do Matrimônio”. Permanece com eles, concede-lhes a força de segui-lo levando sua cruz e de levantar-se depois da queda, perdoar-se mutuamente, carregar o fardo uns dos outros, “submeter-se uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5, 21) e amar-se com um amor sobrenatural, delicado e fecundo (Cat. Ig. Cat. Nº 1642).

O Papa João Paulo II segundo diz que o sacramento do matrimônio é memorial, atualização e profecia do acontecimento salvífico da cruz. Disso decorrem três graças para os esposos.

Como memorial, dá-lhes a graça e o dever de recordar as grandes obras de Deus e as testemunhar aos filhos;
Como atualização, dá-lhes a graça e o dever de realizar no presente, um para com o outro e para com os filhos, as exigências de um amor que perdoa e redime;
Como profecia, dá-lhes a graça e o dever de viver e testemunhar a esperança do futuro com Cristo (Familiaris Consortio 13).

A graça própria do sacramento do matrimônio aperfeiçoa o amor natural, confirma a unidade do casal e ajuda os cônjuges a crescerem na santidade.

Os esposos devem compreender que o sacramento do Matrimônio não derrama as suas graças apenas enquanto é recebido – no momento do sacramento – mas também enquanto permanece como estado matrimonial indissolúvel. A graça sacramental atua como uma potente força de união, como um elo inquebrantável – simbolizado pelas alianças – que funde duas vidas num só destino, numa fidelidade plena.

A graça do sacramento do Matrimônio atua, contudo, de maneira mais intensa, quando é mais profunda a vida espiritual dos esposos. O Senhor disse: “Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto” (Jó 15,5). A seiva passa de Cristo – a videira – para os esposos – os ramos, através do canal da graça.

É necessário exercitar e enriquecer a vida espiritual através dos sacramentos da Confissão e da Comunhão freqüentes, da oração e da reflexão da Palavra. Estes são meio eficacíssimos para fluidez da graça nos vasos capilares da alma.

A alma impregnada pela graça tem muito mais energia para doar-se ao outro cônjuge nessa mútua entrega de amor e fidelidade que constitui a essência do Matrimônio.

....................................................

As reuniões ocorrem principalmente por ocasião dos casamentos, com casais alternados.

Como fazer para participar da pastoral?  Falar com os coordenadores, ou com a Secretaria Paroquial.

“O Sacramento do Matrimônio constrói famílias evangelizadoras e transformadoras da sociedade, buscando a opção livre e consciente por Jesus Cristo e sua mensagem.”

Documentos necessários para o casamento:

- Cópia da Carteira de Identidade de ambos
- Cópia do Comprovante de Residência de ambos
- Certidão de Batismo de ambos (Cúria Metropolitana - Rua Espírito Santo, nº 95).
- Certificado do Curso de Noivos

Taxa: R$ 450,00

A Paróquia oferece para os Noivos: (Decoração Básica)

- Tapete vermelho
- Laços nos Bancos
- 4 arranjos no altar com flores naturais
- Música com Cd a escolher.

Taxa: R$300,00

A Paróquia oferece para os Noivos:

-Tapete vermelho e laços de fitas branco nos bancos
-Cd de musicas a escolher

ESTATÍSTICAS

Hoje90